NR12 em Prensas


A NR12 trata da segurança no trabalho em maquinas e equipamentos, sendo Prensas um deles. São 18 capítulos e 12 anexos com especificações que devem ser seguidas para garantir a segurança das pessoas e da máquina.

 

O Anexo 8 da NR12 trata exclusivamente de PRENSAS e similares.

 

Toda prensa deve ser adequada a NR12?
Toda prensa deve estar adequada a NR 12, respeitando a última revisão da norma no ano da adequação, para receber aprovação do Ministério do Trabalho para funcionamento. Não é obrigatório atender revisões da norma feitas em anos posteriores a adequação.

Não é obrigatória a observação de novas exigências advindas de normas técnicas publicadas posteriormente à data de fabricação, importação ou adequação das máquinas e equipamentos, desde que atendam à Norma Regulamentadora n.º 12, publicada pela Portaria SIT n.º 197, de 17 de dezembro de 2010, D.O.U. de 24/12/2010, seus anexos e suas alterações posteriores, bem como às normas técnicas vigentes à época de sua fabricação, importação ou adequação.

 

Uma prensa importada que esteja adequada atendendo a ISO13849 deve ser adequada para NR12?
O item 12.1.11 da NR-12 enfatiza “As máquinas nacionais ou importadas fabricadas de acordo com a NBR ISO 13849, Partes 1 e 2, são consideradas em conformidade com os requisitos de segurança previstos nesta NR, com relação às partes de sistemas de comando relacionadas à segurança.”

 

Estou comprando uma prensa nova, ela já está adequada?
A Norma exige que toda maquina comercializada no Brasil atenda aos requisitos estipulados na NR12, caso essa máquina seja importada deve atender a NR12 ou a ISO13849, caso contrário o fabricante deve providenciar a adequação.

 

Tenho uma Prensa que não está adequada a NR12, posso adequá-la?
Sim, primeiramente será necessário uma apreciação de risco elaborado por um profissional legalmente habilitado que apontara quais as necessidades de adequação para seu equipamento e posteriormente realizar a adequação.

 

Como saber se a minha prensa está adequada?


Caso sua máquina não possua uma apreciação de risco com ART, a mesma deve ser elaborada por um profissional legalmente habilitado.

 

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

 

Minha prensa foi adequada e tenho a apreciação de risco, não preciso me preocupar?
Mesmo após ter feito a adequação de segurança com uma empresa contratada, a empresa contratante continua responsável pela segurança dessa máquina. Infelizmente muitos profissionais entregam a adequação com falhas, colocando em risco os operadores e a própria máquina, nesse caso podendo ser ainda mais perigoso por ter uma falsa segurança. Caso a empresa que realizou a adequação seja uma empresa qualificada e atendeu todas as exigências sua máquina está segura.

 

É possível validar se a minha máquina realmente está adequada?
Sim, por meio de uma apreciação de risco elaborada por um profissional legalmente habilitado com a emissão de ART.

 

O que é apreciação de risco?
De acordo com a norma ABNT NBR ISO 12100:2013, apreciação de risco é o processo completo que compreende a análise de risco e a avaliação de risco. A análise de risco é a combinação da especificação dos limites da máquina, da identificação de perigos e da estimativa de riscos. A avaliação de risco é o julgamento, com base na análise de risco, do quanto os objetivos de redução de risco foram atingidos.

 

Posso comprar ou vender uma Prensa usada que não esteja adequada?
A Norma proíbe qualquer tipo de comercialização se a máquina não estiver adequada, esta deve ser feita para viabilizar a sua venda.

É proibida a fabricação, importação, comercialização, leilão, locação, cessão a qualquer título e exposição de máquinas e equipamentos que não atendam às exigências da NR12.

 

Qual é o custo para adequar uma prensa?
A adequação exige o uso de equipamentos de alta tecnologia e de sistema de segurança 4. Muitas máquinas possuem boa parte desses equipamentos, faltando pouco para atender a todos os requisitos, já outras máquinas precisam de toda uma revisão elétrica e equipamentos novos, essa avaliação deve ser feita por um profissional legalmente habilitado. Ao adequar corretamente uma prensa, os riscos de acidente são atenuados consideravelmente, logo o custo da adequação é compensando.

 

A NR12 vai além de grades e barreiras? Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

O comando de segurança da prensa é executado via CLP integrado, que garante classe 4 de segurança para todas as funções de risco conforme determinações da norma. Outras funções incluem: chave seletora com travamento, controle para bi-manuais, sistema eletrônico de cames com encoder, calços de segurança, botões de emergência, segurança para golpe individual e válvulas de segurança, entre outros.

 

Quais são os riscos de não se adequar a NR12?
Os riscos são muitos, passando desde graves acidentes e perdas de vidas até multas, notificações, interdições e até prisão.

 

Existe algum tipo de incentivo financeira para as empresas que querem fazer a adequação?
Alguns bancos apoiam a indústria e fornece algumas linhas de crédito, facilitando a implementação para esse tipo de projeto. O BNDES é um dos principais financiadores para a modernização de máquinas.

Tem alguma outra dúvida ou precisa de uma cotação? Entre em contato em um de nossos canais de atendimento, a Cydak possui profissionais especializados em NR12 e sólida experiência em PRENSAS E SIMILARES.

 

(11) 4341-3050 - Telefone e Whatsapp
cydak@cydak.com.br
www.cydak.com.br

 

Siga também nossas redes sociais
https://linkedin.com/company/cydak