HOME

EMPRESA

SOLUÇÕES

PROJETOS REALIZADOS

CLIENTES ATENDIDOS

PARCEIROS E REPRESENTADAS

INDÚSTRIA 4.0

FALE CONOSCO

SISTEMA DE TROCA DE FERRAMENTAS

Uma troca de ferramentas em uma linha de 5 Prensas, se realizada de forma manual, demora cerca de 2 horas, além de todos os riscos aos operadores devido ao uso de pontes rolantes, cabos de aço, olhais e, principalmente, pelo método manual de entrar e sair com as ferramentas dentro da prensa, ainda temos o atraso para acertar os parâmetros de produção do produto. Para um setup rápido, seguro e eficaz a Cydak oferece uma integração de sistemas afim de trazer ganhos e melhorar o processo de produção e disponibilidade de carga de máquina.

REGULAGEM AUTOMÁTICA

(MARTELO, PRENSA-CHAPA, REPUXO, BALANCEAMENTO, SOBRECARGA).

 

Com o objetivo de redução do tempo de setup são realizadas automações nos sistemas de regulagem de altura do martelo, regulagem de altura do prensa chapas, regulagem de altura do repuxo, pressão do balanceamento do martelo, pressão do balanceamento do prensa-chapas, pressão do repuxo e pressão da sobrecarga através do emprego de pressostados, válvulas e transdutores especialmente especificados.

 

Após a realização destas automações, todos os parâmetros que antes deviam ser setados de forma manual pelo operador são carregados automaticamente pelo controlador da prensa ao realizar-se uma troca de ferramenta, ou seja, são armazenadas receitas para cada ferramenta com os parâmetros para produção reduzindo o tempo de setup e riscos de falhas por parâmetros inseridos erroneamente.

 

 

CARROS PARA MOVIMENTAÇÃO DE FERRAMENTAS ENTRE LINHAS DE PRENSA (DIE CARTS)

Visando redução do tempo de troca de ferramenta (setup) e maior segurança e confiabilidade na troca de ferramentas a Cydak possui carros para troca de ferramentas.

 

São carros projetos e dimensionados de acordo com a necessidade de peso das ferramentas e dimensões do leiaute de linha de prensas do cliente. Estes carros se movimentam em trilhos metálicos que outrora são grauteados no piso do cliente.

 

Para entrar e sair com a ferramenta da prensa, os Die Carts da CYDAK possuem sistema push-pull que são braços que se movimentam perpendicularmente ao sentido de translado dos Die Carts e empurram e puxam as ferramentas de dentro da Prensa.

 

Estes Die Carts possuem alta tecnologia embarca, além de atenderem totalmente às normas de segurança vigentes. Scaners, sinaleiros, sirenes, CLP de segurança e indexadores de posição são alguns dos equipamentos que constituem o sistema de segurança dos Die Carts da CYDAK.

 

Os Die Carts podem ser configurados e projetados para trabalhar de duas formas:

Semiautomática:

os carros entram, se posicionam, retiram ou introduzem as ferramentas e saem da célula com auxílio de um pendante, ou seja, um controle manual onde o operador tem todos os comandos em suas mãos.

Automática (Dominó):

sistema este totalmente automático, os carros interagem entre si através de comunicação segura. Neste caso, todos os carros entram com as ferramentas do próximo produto a ser produzido, e ao mesmo tempo, retiram a ferramenta que está na linha e introduzem a próxima para, posteriormente, saírem da célula com as ferramentas anteriores. Em alguns casos instalados pela Cydak registramos reduções significativas no tempo de troca de ferramentas, antes da intervenção as ferramentas eram trocadas em 2 horas, após a implementação do projeto duram cerca de 15 minutos.

DIE RACKS

Die Racks ou racks de ferramentas são estações localizadas ao lado das prensas em uma linha e têm o objetivo de possibilitar que as ferramentas sejam posicionadas e preparadas para realização do processo de trocas de ferramentas automatizadas.

 

É importante frisar que durante todo o processo de posicionamento e preparação das ferramentas quando se possuem Die Racks instalados, a linha de prensas continua sua produção normalmente. Sendo assim, somente no momento que todos os die racks estiverem devidamente abastecidos com ferramentas, é que então a linha de prensas recebe o comando para que seja realizado o processo de troca de ferramentas, em que o Die Cart retira a próxima ferramenta a entrar em produção do Die Rack e entra na célula para realizar a troca da ferramenta.

MESA DE TROCA DE FERRAMENTA AUTONIVELADORA

Muitas estamparias possuem pisos irregulares, ou seja, desníveis que impossibilitam implantação de um sistema de troca de ferramenta automática. Pensando em melhoria do sistema de troca de ferramenta em situações assim, a CYDAK desenvolveu uma mesa de troca de ferramentas autonivelada.

 

Trata-se de uma mesa de troca de ferramenta com sistema push-pull, alimentada através de uma tomada que deve ser plugada na prensa.

 

Como funciona? A mesa é transportada com ponte rolante até o local e é indexada na posição de troca de ferramentas. Na base desta mesa existem niveladores hidráulicos controlados eletronicamente e que, através de sensores e atuadores, regulam automaticamente o nivel da mesa de troca com a mesa da prensa, possibilitando assim a realização de troca de ferramentas.

 

Além de otimização do tempo de troca, este dispositivo contribui para redução do risco de acidentes no momento de troca de ferramentas.

 

Equipamento para troca rápida de ferramenta para diferentes alturas de prensas e pisos desnivelados.

ACESSÓRIOS PARA TROCA DE FERRAMENTAS

O Sistema de troca de ferramentas e a instalação de clamps hidráulicos, tem como objetivo, a diminuição no tempo de set up para troca de ferramenta. Esta solução pode ser realizada após estudos de lay-out, e estudos de tempo de troca de ferramenta existente.

DIE CLAMPS

 

São prendedores hidráulicos utilizados para facilitar a fixação das ferramentas no martelo e base da prensa e substituem os convencionais parafusos de fixação. Trazem como benefício o tempo de troca um ganho em ergonomia, pois os operadores deixam de apertar os parafusos de fixação para acionarem um botão de comando de travamento dos Clamps, fazendo com que essa operação seja mais segura e mais rápida, em relação aos parafusos que normalmente são utilizados.

 

 

DIE LIFTERS

 

O sistema de Die Lifters é utilizado para facilitar a movimentação da sub-placa com ferramentas de estampo para dentro e fora da prensa e são construídas com réguas roletadas, que diminuem o atrito da sub-placa com a mesa durante a colocação ou retirada do conjunto de dentro da prensa.

 

Os die-lifters são acionados hidraulicamente e levantam todo o conjunto (sub-placa + ferramenta) aliviando com isso o atrito; uma pequena força lateral de 1% do peso total da ferramenta já é suficiente para deslocar todo o conjunto.Com relação a sua instalação, este após um estudo, referente a dimensões da mesa, capacidade da prensa e peso da ferramenta, pode ser instalado diretamente no rasgo T da mesa da prensa, ou necessidade de usinagem na mesa da prensa para implementação do mesmo.

BRIDGE ROLL

 

Bridge roll são pontes roletadas que são fixas nas mesas das prensas e tem a função de compensar a distância da face da mesa até face externa da coluna da prensa, possibilitando assim que seja realizada a troca de ferramenta de uma forma segura.

 

 

Estes Clamps possuem peso compacto, e com grande superficie de contato, fazem com que diminuia o desgates nas bases das máquinas. São acionados por unidades hidráulicas que possuem bomba hidropneumática e eletroválvulas, além de um sistema eletrônico de controle. Por segurança estes equipamentos trabalham com fluxo cruzado, ou seja dois circuitos hidráulicos independente para garantir que não haja falha na fixação

 

A figura abaixo mostra um case onde foram instalados 12 clamps por prensa em uma linha com 5 prensas. O modelo especificado foi o Travelling Clamp, um modelo totalmente automático que detecta a posição da ferramenta através do avanço dentro do rasgo T  da sobreplaca. Ao detectar a ferramenta, o sistema faz o travamento e a máquina fica liberada para produção.

 

 

 

CYDAK DO BRASIL

 

+55 11 4341-3050 | cydak@cydak.com.br

 

Rua Antônio Devisate, 49 | CEP 09890-100

São Bernardo do Campo - SP - Brasil